terça-feira, 28 de agosto de 2012

Casamento é bom para o coração








Questão de sobrevivência
Pesquisas já haviam mostrado que o casamento é bom para o coração - fisiologicamente falando sobretudo para as mulheres.
E parece que isto é verdade também quando o coração está envolvido em situações muito críticas.
Adultos casados que passam por umacirurgia cardíaca têm três vezes mais probabilidade de sobrevivência do que os solteiros.
"Esta é uma diferença dramática nas taxas de sobrevivência das pessoas solteiras, durante a parte mais crítica da recuperação pós-operatória," diz a Dra. Ellen Idler, da Universidade Emory (EUA), que liderou o estudo.
"Nós descobrimos que ser casado aumenta a chance de sobrevivência do paciente, seja ele um homem ou uma mulher," afirma.
Efeito protetor do casamento
Embora as diferenças mais marcantes estejam nos primeiros três da cirurgia - o período mais crítico e que pode determinar as chances de sobrevivência de longo prazo - o estudo confirmou que o forte efeito protetor do casamento continua por até cinco anos.
No período inicial de três meses após a cirurgia, o risco de que uma pessoa solteira morra é três vezes maior do que o risco de uma pessoa casada.
No geral, considerando o período todo, o risco de morte dos solteiros é duas vezes maior do que o risco de morte dos casados.
"Os resultados destacam a importância do papel das esposas como cuidadoras durante as crises de saúde. E os maridos são aparentemente tão bons em cuidar quanto as esposas," diz a médica.
Sobrevivência na crise
Colocar as alianças tem sido associado com uma vida mais longa desde 1858, quando William Farr observou que o casamento protegia contra a mortalidade precoce na França.
Os indícios vêm-se acumulando desde então de que viúvos, solteirões e divorciados têm menor expectativa de vida.
A maior parte dos estudos, contudo, observa grandes populações durante toda a vida.
Neste caso, os pesquisadores se concentraram em uma época definida, de uma crise grave de saúde. E os benefícios de ter alguém do lado se confirmaram também nestes casos.

Fonte: Diário da Saúde

Um comentário:

  1. Casamento realmente faz bem desde que seja uma união saudável e não meramente uma representação social.Onde há companheirismo, cumplicidade e amor não há espaço para "doença" quer seja ela, física, emocional e espiritual.
    (Sheila)

    ResponderExcluir