terça-feira, 21 de agosto de 2012

Logo mais sangue artificial: Cientistas criam plaquetas sintéticas...






criação de sangue artificial é um sonho de longa data, que mais recentemente os cientistas vêm tentando realizar usando células-tronco.
Agora eles deram um passo importante nesse sentido, criando uma versão artificial de um dos componentes mais importantes do sangue humano: as plaquetas.
As plaquetas são responsáveis por estancar sangramentos e permitir a cicatrização de ferimentos.
Segundo Nishit Doshi, da Universidade de Santa Bárbara (EUA), as plaquetas sintéticas têm potencial para serem usadas também em muitas outras aplicações biomédicas.
Plaquetas artificiais
Em formato de disco, as plaquetas são menores do que os glóbulos vermelhos, com diâmetros entre 2 e 4 micrômetros (milésimos de milímetro).
Para imitar as dimensões, o formato, e a funcionalidade superficial das plaquetas naturais, os pesquisadores tiveram que partir de um molde plástico, sobre o qual foram depositadas camadas de proteínas e compostos conhecidos como polieletrólitos.
Como o plástico é rígido demais em comparação com a flexibilidade das plaquetas naturais, o molde inicial é posteriormente dissolvido com um composto químico.
Já sem o plástico, a plaqueta sintética foi recoberta com as mesmas proteínas encontradas das plaquetas naturais.
Evitar sangramentos e coágulos
Segundo os pesquisadores, depois de serem adequadamente testadas, verificando-se sua segurança para o corpo humano, as plaquetas artificiais poderão ser usadas em diversas situações, como na interrupção de hemorragias e para o controle de sangramentos durante as cirurgias.
Outra possibilidade promissora de uso é no envio de medicamentos específicos para dissolver coágulos, presentes em condições graves, como derrames e tromboses.

fonte: Diário da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário