quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Diabetes, quais as principais diferenças entre os tipos existentes e quais os sintomas















1.O que é diabetes, quais as principais diferenças entre os tipos existentes e quais os sintomas?

O Diabetes ocorre devido a falta total ou parcial de insulina (hormônio produzido no pâncreas) e/ou incapacidade da insulina de exercer suas ações. Como conseqüência as células não aproveitam adequadamente a glicose no sangue, provocando sua elevação.
Tipo 1 – É a forma mais grave e menos freqüente. Normalmente ocorre em crianças, adolescentes e adultos jovens, quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Nesses casos, injeções de insulina precisam ser usadas diariamente.
Nessas pessoas, sem o tratamento adequado, o nível de açúcar no sangue se apresenta muito elevado. Devido à gravidade da doença é necessário tratamento imediato. Caso contrário, o paciente pode entrar em estado de coma diabético, também conhecido com cetoacidose.
Tipo 2 – Esse é o tipo mais comum da doença. Acometem com maior freqüência os adultos. Na maioria dos casos está diretamente associada à vida sedentária e à obesidade, principalmente naqueles com o aumento de gordura na região do abdômen. Nesses casos, o doente não apresenta ausência de insulina, na verdade, há uma resistência a ela e seus níveis podem até estar elevados. Entre as complicações provenientes da doença estão: a diminuição da visão, problemas nos rins, problemas cardíacos e de circulação do sangue. Esse tipo de diabetes é decorrente de uma pré-disposição hereditária associada aos maus hábitos alimentares, ao sedentarismo, à pressão elevada e aos níveis de gordura no sangue elevados.
Geralmente quando as pessoas percebem os sintomas a doença já pode estar instalada no organismo há muito tempo. O açúcar elevado no sangue pode causar sintomas como visão turva ou embaçada, muita sede, urina abundante, tonteiras, dificuldades de cicatrização de machucados, cansaço, dormências e formigamentos, principalmente nas pernas.
2. O consumo de açúcar pode provocar a doença? Por quê?
O fato de consumir açúcar em grande quantidade não faz com que a pessoa fique propensa a desenvolver o diabetes. O diabetes na maioria das vezes é hereditário e esta associado à obesidade.
3. Quais as melhores formas de tratamento?
Não existe melhor forma. Cada paciente terá uma necessidade diferente. Os principais pontos do tratamento são: Alimentação balanceada, Atividade física e Medicação, que pode ser comprimidos orais ou insulina. O melhor tratamento será aquele que melhor controlar os níveis de açúcar no sangue.
4. Qual a relação existente entre diabetes e a relação sexual?
O diabetes pode ser causa de disfunção sexual tanto em homens quanto em mulheres causando disfunção erétil e diminuição da libido.
5. Se o tratamento não for seguido, quais as conseqüências que a doença pode trazer?
Complicações relacionadas aos altos níveis de açúcar no sangue como a cetoacidose, uma espécie de coma diabético ou as complicações crônicas: acometimentos dos nervos, olhos, rins e circulação sanguínea. Em alguns casos pode levar ao infarto do miocárdio, falência renal com necessidade de diálise, cegueira e amputações.
6. Os pés é uma das maiores preocupações de quem tem a doença. Por quê? Quais os principais cuidados que é preciso ter com essa região?
O indivíduo com diabetes costuma apresentar má cicatrização das feridas. Isso acontece em função da má circulação do sangue. Por isso, é muito comum que essas pessoas tenham feridas crônicas nos pés. Além da má circulação sangüínea pode haver a perda da sensibilidade nas plantas dos pés devido à neuropatia (acometimento dos nervos periféricos). Isso acontece com mais freqüência quando os pacientes estão com as taxas de açúcar no sangue muito elevadas. Quando o diabético está com a taxa de açúcar elevada apresenta baixa imunidade e, por isso, qualquer tipo de infecção pode ter seu efeito agravado. Quando a infecção se espalha, uma ferida do tipo úlcera pode levar à amputação da parte envolvida. Ao perceber o surgimento de feridas o paciente deve procurar imediatamente o médico.
Cuidado com os Pés:
1-Não fume.
2-Examine seus pés todos os dias inclusive entre os dedos. Se você tiver dificuldade peça ajuda ou use um espelho.
3-Lave os pés todos os dias com sabão neutro e água morna ou fria. Caso necessite colocar os pés em água morna, sempre controle a temperatura da água para garantir se não está demasiadamente quente (coloque o cotovelo na água para saber se está na temperatura adequada). Enxugue bem os pés, principalmente entre os dedos.
4-Use creme hidratante nas pernas e nos pés, mas nunca entre os dedos.
5-Apare as unhas dos pés em linha reta, não retire as cutículas nem mexa nos cantos.
6-Antes de calçar meias e sapatos, verifique se não há nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar seus pés.
7-Use sapatos confortáveis, fechados e macios. Não use sapatos de bico fino e de salto alto. Sapatos novos devem ser usados aos poucos. Compre-os de preferência no final do dia. Não use sapatos sem meias. Não use sandálias de dedo. Não ande descalço, mesmo dentro de casa.
8-As meias de algodão ajudam a manter seus pés secos. Se sentir frio nos pés, use meias mais quentes. Procure usar as que não tenham costuras e que não prendam a circulação.
9-Não use almofadas elétricas, bolsas de água quente e escalda-pés.
10-Se você tiver calos, verrugas, bolhas, rachaduras, frieiras, unhas encravadas procure o profissional de saúde do local em que você faz o tratamento do diabetes.
11. Posso prevenir o Diabetes?
O Diabetes não tem cura, mas pode ser prevenido ou controlado com alimentação balanceada, com a prática de exercícios físicos e com medicamentos sob orientação médica. Você pode ter uma vida normal e saudável mesmo sendo diabético.
fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário